quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PROJETO AS PROFISSÕES.

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSOR VERGILIO LESCANO.
DISTRITO DE PRUDÊNCIO THOMAZ.
 
PROJETO: AS PROFISSÕES
Este projeto foi realizado pelas professoras:
Ana Paula Martini Ferreira
Taiza Antonia Candido Damasceno
Kátia Gomes Zenatte
Sandra Tatiana Selzler
Coordenadora: Marcilene Andrea Pastorini Mann
Diretora: Maria Elizabete Fraga Barbiere

Distrito de Prudêncio Thomaz-MS
                      

Projeto: Profissões

Duração: 20 dias.

Público Alvo: Alunos da Educação Infantil

 Problemática:
A importância das profissões para nossa sociedade.

 Introdução:
A criança desde muito cedo apresentam grande interesse pela vida do adulto, e desse modo que as profissões aparecem com frequência em suas brincadeiras do faz de conta. Enquanto as crianças brincam, elaboram e reelaboram as profissões colocando no lugar dos pais ou do professor. Em razão desse interesse, está unidade do CEI PVL dedica ao estudo das profissões e sua importância para nossa sociedade.
Explorar esse tema dentro do ambiente escolar foi muito importante porque possibilita ampliar o conhecimento dos alunos com relação às diversas profissões e também colaboram para que toda desenvolva atitudes de respeito e cooperação com as pessoas em suas diferentes funções.





Justificativa:
Segundo os parâmetros curriculares da educação infantil valoriza o tema transversal a partir desde principio as crianças valoriza e respeito às diversas profissões do nosso município e distrito de Prudêncio Thomaz. O tema profissões busca propor discute entre as crianças conhecendo as profissões dos próprios pais e dos demais colegas. Com esse pressuposto a serem estudados as crianças passará a conhecer o perfil dos profissionais do nosso município e as diversidades de profissões e suas contribuições para nossas sociedades, favorecendo a construção da identidade pessoal e familiar construindo uma perceptiva de projeto de vida.

Objetivo Geral:
 Mostrar às crianças as diversas profissões e sua importância para a sociedade, despertando a curiosidades das crianças com em relação às profissões dos seus pais e seus colegas através das profissões valorizarem e respeitar as demais profissões e também desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral e a corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual da criança.

Objetivos Específicos:
Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões.
Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Desfazer qualquer forma de preconceito que possam existir sobre as profissões, etnias e gênero.



                                                                                                                                
Desenvolvimento do projeto:
 A criação de murais historia das profissões, textos, jogos, ilustrações e passeio
trabalho coletivo de recorte e colagem sobre as profissões.
Pião de rodeio
Professor
Médico e Enfermeiro
Agente
Carteiro
Motorista
Padeiro
Dentista
Bombeiro
Soldado
Costureira
Cozinheiro
Cabeleireiro,
Músico
Policial


Metodologia:
Durante o desenvolvimento do projeto foi pensado o tema profissões na Educação Infantil, como irão ser desenvolvidas atividades sobre as profissões que cada sala iriam fazer para poder cada apresentar para os alunos do CEI e também falar sobre o desfile do nosso Município.
Para iniciar este trabalho o professor deverá antecipadamente recorrer a entrevistas para conhecer as profissões dos pais dos alunos e a partir das profissões descritas criarem um projeto que visa levar os alunos ao conhecimento das profissões que estão inseridas no seu próprio cotidiano e dos seus colegas.
Cada dia o professor do CEI apresentará uma das profissões levando para a roda gravuras, músicas e textos sobre as mesmas explorando principalmente o conhecimento prévio das crianças. Durante a roda de conversa vamos falar sobre o desfile onde os alunos do CEI irão desfilar no aniversário da cidade, falando das profissões que tem no nosso município e também será elaborado um álbum com várias figurinhas ilustradas sobre profissões. Faremos passeio para conhecer algumas profissões levando os alunos no posto de saúde e a escola de música e ao posto policial e na escola Criança Esperança III e também conhecer algumas profissões do CEI.


Materiais utilizados:
Livros, revistas para pesquisas e internet folha de cartolina, lápis de cor, tinta guache e pincel e EVA.
Conteúdo: profissões e sua importância para nossa sociedade.
Avaliação: participação coletiva e individual de cada aluno pelas atividades desenvolvidas no CEIII

Referência Bibliográfica:
Martins fontes, São Paulo, 1988.
Ferreiro, Emilia e TeberosKY, Ana.  Psicogênese da língua escrita.
Ed. Artmed, Porto Alegre, 1999.
Helm, J.H.  Beneke.S. O poder dos Projetos: Novas estratégias e soluções para a Educação Infantil. Porto Alegre; Artmed,2005.
Brasil. Ministério da Educação e do Disposta. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial curricular nacional para educação Infantil /Minstério de Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.  _ Brasília: MEC/SEF.  1998
Volume 1: Introdução: volume 2: Formação pessoal e social: volume 3 conhecimento de mundo.
1.      Educação infantil. 2. Criança em idade pré  escolar. I.  Título.
                                                                                                CDU 372.3
Projeto executado
O projeto foi desenvolvido no Centro Educação Infantil Professor Vergílio Lescano em Prudêncio Thomaz com os alunos de dois a quatro anos, com inicio em Agosto a término no dia 20 de setembro. O objetivo desse projeto foi que possibilitassem um aprofundamento maior no desenvolvimento e entendimento das crianças que pudessem ver outro de outra forma e também conscientizá-la da importância das atitudes, posturas e valores de várias profissões, preparando as crianças no sentido de respeitar e aceitar as diferencia.
Observamos diariamente os alunos durante a execução do projeto, foi possível constatar que as crianças tiveram uma excelente participação nas atividades desenvolvida e demonstrarão interesse despertando a curiosidade, foram feitos alguns questionamentos com relações as atividades desenvolvidas, todas as crianças queriam  dar sua opiniões tendo um ótimo aprendizado em todos os momento do projeto. Nesses dias foram trabalhadas diversas atividades, recorte e colagem,  jogos e figuras ilustradas de várias profissões.  Os alunos do CEI no desfile do município representaram as profissões.
 Durante o projeto ouvem muitas conversas com as crianças com respeito às profissões, que eles iriam apresentar no aniversário do nosso município.
Os alunos do CEI participaram ativamente das atividades proposta no projeto e na rodinha de conversa identificaram vários tipos de profissões e compreenderam a importância delas para nossa sociedade. Em todas as atividades, os alunos apresentaram autonomia e ajudaram os coleguinhas.
As crianças gostaram de visitar alguns dos nossos profissionais do Distrito de Prudêncio Thomaz, fizeram várias pergunta ficaram muitos curiosos com as profissões de cada um deles.



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Projeto Folclórico 2012



 

CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR VERGILIO LESCANO
 

Tema: Mito e Lenda do folclore brasileiro


Este projeto foi realizado pelas professoras:
Ana Paula Martini Ferreira,
Taiza Antonia Candido Damasceno,
Sandra Selzer e Kátia Zenatti Gomes
Coordenadora: Marcilene Andréa Pastorini Mann
Diretora: Maria Elizabete Elias Fraga Barbiere

Prudêncio Thomaz Distrito de Rio Brilhante MS
2012




Apresentação
Projeto visa trabalhar de forma significativa falando de lenda e mito do folclore brasileiro com as crianças, na Educação Infantil é muito importante à oralidade, pois assim ampliar seus conhecimentos e compreensão sobre o folclore brasileiro através do diálogo, questionamento a respeito de diversas lendas, brincadeira, parlendas, cantigas, trava-linguas. As tradições, costumes e crenças de um povo constroem uma experiência histórica e este elemento está interligado, e formam sua cultura.

Justificativa
 Este projeto busca ampliar o conhecimento sobre o folclore brasileiro através do diálogo sobre o folclore brasileiro com questionamento e respeito pelos os costumes de um povo e sua importância das manifestações culturais na vida e a necessidade de sua preservação este é importante elemento de identidade cultural do saber popular de um povo.

Objetivos

  Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações das culturas populares.
Desenvolver a oralidade através da história contada e recontando o que ouviu.
Estimular o ritmo, a criatividade e prazer pelas cantigas de roda, brincadeira parlenda.

Objetivos Específicos: Regastar as brincadeiras e músicas folclóricas
Estimular as crianças a desenvolver a imaginação e a criatividade.

Atividades desenvolvidas:
Conversa informal sobre o folclore o que eles sabem sobre a lenda e mito, brincadeira e música folclóricas.
Varias histórias contadas e a sua característica física seus valores e suas atitudes
Trava-lingua
Dobradura e forma geométrica com as com as personagem do folclore.
Recorte e colagem
Quebra cabeça e jogo matemático.
Cantiga de roda e brincadeira
Par lenda  e   advinhações.
Apresentação dos alunos com danças e brincadeiras.
Exposição dos trabalhos realizados durante o projeto.                

Procedimento ou metodologia
 As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com interação do professor e alunos em sala de aula. Os alunos farão atividades referentes ao tema através de desenhos, colagens, pinturas e apresentações de danças folclóricas e brincadeiras diversas.
Recursos Utilizados:  
 Aparelho de som
DVD filme do saci pererê
Cola cartolina lápis de cor
Tinta guache
Livros de histórias e sucatas

Avaliação
 Será através de registro diário por parte do professor em sala de aula frente à participação de cada aluno de forma coletiva e individual e do desenvolvimento da aprendizagem durante as atividades propostas.


Referências Bibliográficas:
Enciclopédia: Nova pesquisa e saber. Português e folclore. São Paulo: Nova editora ltda.
LOBATO, Monteiro. O Saci. São Paulo: Editora Brasiliense S.A. sem/data.
Livros de história de mitos e lendas



Projeto Alimentação 2012

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFESSOR VERGILIO

Projeto Alimentação






  




Este projeto executado pelas professoras:
 Ana Paula Martini Ferreira
 Sandra Tatiana  Selzler
Taiza Antonia Candido Damasceno
 Ana Marcia Gallina Fantone Gusoni
Marcilene Andrea Pastorini Mann
Diretora: Maria Elizabete Elias Fraga Barbieri




Prudêncio Thomaz – Distrito de Rio Brilhante - MS
2012
Tema
A importância da alimentação na Educação Infantil

Público alvo
Alunos da educação infantil dos 2 anos aos 4 anos.

Período de execução:
Março à Abril de 2012





                                                             Introdução:                  

Este projeto visa orientar sobre a importancia de uma boa alimentação balanceada e atividades físicas,  estão inseridas no  estilo de vida saudável.
Promevendo  a construção do conhecimento crítico e estimulando a viver uma vida mais saudável hoje e no futuro.
Segundo os PCNS recomenda-se que organizar os lanches e/ou demais  de forma que as crianças possam  vivenciá-las atraves de prática sociais em torno da alimentação, sempre permeada pelo prazer e pela afetividade, permitindo que as crianças que conversem entre si (5






Justificativa:
Na correria do dia-a-dia, muitos pais não tem tempo de propor aos filhos, uma alimentação regrada com os nutrientes necessários para suprir suas necessidades diárias de vitaminas, proteínas e sais minerais, estes são elementos fundamentais para o bom desempenho das funções orgânicas da criança nesta fase, em que ela precisa armazenar energia e se manter ativa para  evitar possíveis doenças. Entre outros argumentos existem também as questões financeiras destas famílias, onde muitas famílias vivem em grande precariedade alimentar, podendo o oferecer só o básico da alimentação. E muitos não têm informações sobre como alimentar seu filho corretamente. Visto que em algumas vezes a Instituição recebe crianças com baixo peso e que muitas vezes desconhecem o gosto de alimentos como frutas verduras e legumes.

Na Educação Infantil é importante priorizar a alimentação de uma forma prazerosa. E é através deste projeto que visamos conscientizar as crianças a importância de termos uma alimentação correta para termos uma vida saudável.






Objetivo Geral:
 Conscientizar as crianças sobre a importância de uma alimentação balanceada e diversificada, para que tenham uma vida saudável, desenvolvendo a linguagem oral, atenção e a concentração.





Objetivo Específico

Estimular os bons hábitos alimentares, ressaltando a importância de uma boa alimentação balanceada.
Identificar e diferenciar frutas, verduras e legumes.
Explorar a criatividade, atenção e concentração de cada criança.








Conteúdos envolvidos

A importância dos alimentos e sua função no nosso organismo.
Tipos de Alimentos: Frutas, verduras e legumes.
Origem dos alimentos: animal e vegetal
Leitura e interpretação oral
Nome dos alimentos: a escrita de maneira lúdica identificando no nome das frutas as letras que eles já conhecem.
Releitura do desenho das frutas.
Identificar alimentos através da degustação e visualização do mesmo.
Coordenação motora fina e lateralidade.
Noções matemáticas envolvendo quantidades


Cronograma das atividades desenvolvidas.

 Etapa I (02 semanas)
- Conversa formal sobre a importância dos alimentos em nossa vida
- Análise dos conhecimentos prévios, ou seja, conhecimentos que as crianças já trazem conseguem sobre sua alimentação em casa.

 Etapa II (03 semanas)
- Recorte e colagem coletiva.   
- Experiência do feijãozinho usando copinhos.                      
- Quebra cabeça das frutas
- Textura e alinhavo
- Pintura
- Molde vazado.              
- Historinha do feijão.
- DVD do nosso amiguinho sobre alimentação.
- Música.
- Brincadeira corrida das frutas.
- Dança da maçã
- Jogo da memória das frutas e alimentos.

 Etapa III (03 semanas)
- Passeio.
- Receita.
- Quantidade e forma.
- Observação e degustação de frutas variadas, cor, forma, sabor de cada um.
- Teatro das frutas.
- Exposições dos trabalhos.
- Painel com a receita.



Recurso Utilizado:
Aparelho de som
DVD
Cola e papel manilha
Eva e tinta guache
Lápis de cor
Copinho descartável e feijão.

Procedimento:
 Roda de conversa com os alunos do CEI falando da importância das frutas e legumes para nossa saúde.
 Recorte e colagem com os alunos pesquisando em livros e revistas. Fazer experiência com as crianças para todas observe as etapas do desenvolvimento do feijãozinho nos copinhos, cada criança ficará encarregada de cuidar de seu feijãozinho.
 Passeio com os alunos para conhecer algumas árvores frutíferas e visita a horta da Criança Esperança III.
Ler a receita colocada no mural para todas as crianças que se juntarão no varandão para ver as tias prepararem a receita e os ingredientes.
 Questionamento sobre os alimentos que foram utilizados para prepararem a receita. No final os trabalhos vão ser expostos no painel e também será divulgado no Blog do CEI Professor Vergílio Lescano.




                                          Avaliação

 Durante a execução do Projeto Alimentação, procuramos avaliar o envolvimento de todas as crianças da Instituição; seja de maneira coletiva ou individual. E através desta participação contínua de todos os envolvidos podemos avaliar o quanto este projeto foi importante para a vida e de nossos alunos. Foi notório para todos da comunidade escolar, os olhinhos das crianças brilhavam de alegria quando se falava dos alimentos tudo isso nos proporcionou a grata satisfação de dever cumprido, pois eles puderam aprender de maneira lúdica e prazerosa, pois uma criança bem alimentada tem condições de se desenvolver plenamente dentro de suas especificidades, e que as crianças  possam levar para seu ambiente familiar este aprendizado que foi muito valioso

Referências Bibliográficas:
BRASIL, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação.Secretaria da Educação Básica. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis a educação.Brasília: MEC, SEB, 2006. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfpolit2006.pdf> Acesso em: 22 de abril de 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil. Brasília DF, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf> Acesso em 22 de abril de 2007.
VITÓRIA, Maria Inês Corte. Educar e Cuidar: Práticas complementares essencia