sexta-feira, 23 de novembro de 2012

AVALIAÇÃO NA ENSINAGEM E APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS: EM FOCO O ATO DE LER E ESCREVER


AVALIAÇÃO NA ENSINAGEM E APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS: EM FOCO O ATO DE LER E ESCREVER
           FERREIA, Ana Paula Martini.
MOREIRA, Gisele dos Santos.
                MANN, Marcilene Andrea Pastorei.
NEVES, Maria Júlia.
DAMASCENO, Taiza Antonia Candido.

Neste Artigo se pretende evidenciar que existe um caminho, de uma alfabetização consciente, sem traumas e, de que ler e escrever, a partir do princípio construtivista, pode ser um caminho sem segredos para muitos educadores. Assim, o objetivo deste Artigo é destacar a idéia construtivista diante da leitura e da escrita, em uma visão sem preconceitos, para que se tenha mais uma alternativa a ser seguida diante do trabalhado dos educadores que atuam na Modalidade EJA.
Segundo Freire (1997) o bom professor é aquele que se coloca junto com o educando e procura superar com o educando o seu não saber e as suas dificuldades, com uma relação de trocas onde ambas as partes aprendem, assim, há uma grande preocupação com os processos de ensino e de aprendizagem por que passam as pessoas que frequentam a EJA, por exemplo, pois estão elas afastadas da realidade escolar, no entanto são pessoas que trazem conhecimentos que não podem ser desconsiderados nos bancos escolares. Há de ser considerado que a construção do aprendizado em alfabetização se faz melhor por meio de uma contextualização da leitura e da escrita porque desta maneira se considera a realidade do educando como forma acumulativa da aprendizagem, assim, não desprezando o que o educando da EJA traz consigo no que se refere ao conhecimento.
Segundo Rego (1980, p. 76) “a prática pedagógica na alfabetização vem sofrendo influência sobre o tema construtivista”. Valoriza o que os educandos conhecem ou o chamado conhecimento prévio, o que a criança traz de casa, assim, os conhecimentos são aproveitados para o uso da alfabetização. Neste sentido, trabalhar e avaliar na EJA é um tanto quanto desafiador, pois envolve questões importantes aspectos como o social, o político e o educacional. É uma atividade complexa devido à evidência da grande heterogeneidade presente nessa modalidade de ensino, pois quem cursa esta modalidade são pessoas acima de quinze anos, estas, muitas vezes, excluídas da escola na infância, neste sentido, o contexto da EJA se dá por membros de diversos grupos culturais. Desta forma, a escola voltada à Educação de Jovens e Adultos é, ao mesmo tempo, um local de confronto de culturas e um local de encontro de singularidades.
Portanto, se faz importante entender o processo de aquisição da escrita pelos jovens e adultos sob diferentes pontos de vista, como o ponto de vista mais comum, onde a escrita é imutável e deve se seguir o modelo "correto" do adulto já escolarizado e, o ponto de vista do trabalho de Emília Ferreiro, por exemplo, “onde a escrita é um objeto de conhecimento, levando em conta as tentativas individuais e, o ponto de vista da interação, o aspecto social da escrita, onde a alfabetização é um processo discursivo”. Cabe a nós pedagogos pensar nesses pontos de vista e construir o nosso (FERREIRO p.13, 1985).
Entende-se que a aprendizagem do jovem e do adulto deve ter sentido, ser um processo interativo e a escola tem que trabalhar com o contexto destes educandos, com histórias e com intervenções dos próprios envolvidos neste processo que podem aglutinar palavras, desde que essas palavras ou histórias façam algum sentido para eles em um paralelo co  a realidade em que vivem. Os ‘erros’ dos educandos podem ser trabalhados, ao contrário do que a maioria dos educadores pensa, pois esses ‘erros’ demonstram uma construção e com o tempo vão diminuindo.
Sabe-se que o professor precisa criar em sala de aula um ambiente de aprendizagem, por sua vez não deixando de lado a realidade em que os educandos estão inseridos, deixando assim, sentirem-se com liberdade tendo no professor a confiança como um mediador, um facilitador da aprendizagem, como uma referência para o início de uma caminhada escolar que venha culminar com a caminhada social que todos já têm.
Ressalta-se que a organização do conhecimento deve ter foco na temática a ser desenvolvida levando em consideração a relação entre conceitos cotidianos e conceitos científicos. É necessário que haja espaço para momentos de diálogo entre alunos e também entre alunos e professores para discutirem as atividades e as situações de experiências vividas e a serem vividas. É preciso que se montem estratégias que possibilite a utilização do conhecimento até então adquirido pelos alunos, permitindo que os mesmos superem os seus fracassos anteriores.
Segundo Luckesi (2005):
A avaliação poderia ser compreendida como uma crítica do percurso de uma ação, seja ela curta, seja prolongada. Enquanto o planejamento dimensiona o que se vai construir, a avaliação subsidia essa construção, porque fundamenta novas decisões. (...) A avaliação será, então, um sistema de crítica do próprio projeto que elaboramos e estamos desejando levar adiante. (...) um ato de cuidado, pelo qual todos verificam como estão criando seu bebê e como podem trabalhar para que ele cresça (LUCKESI, 2005, 16).

É importante destacar que, mediante a prática pedagógica que não é mais a mesma desde o momento em que o professor está respaldado por um referencial teórico que tem no educando um parceiro do próprio conhecimento, a aprendizagem flui de forma natural e prazerosa. Assim, visualiza-se outro caminho, o caminho de uma prática diferenciada, onde o educando é um sujeito ativo e que enquanto professor se tem que considerar este contexto, incentivando e oportunizando o ler e o escrever contextualizado com a vida do educando, principalmente, em se tratando de educandos da EJA. Pois, acredita-se que seja dessa forma o melhor método de trabalho e forma de avaliação no que se refere à aprendizagem tanto na EJA como em qualquer outra modalidade de ensino.
Desta forma, é importante saber que a prática docente é a que dirige efetivamente caminhos a serem seguidos pelos educandos da EJA, principalmente, quanto aos atos de ler e de escrever, assim, o professor deverá mediar à aprendizagem e desta ação criar outra que é a de facilitar o avanço do educando, no sentido de contribuir para o enriquecimento destas duas fases importantes para qualquer educando possa ler e escrever com entendimento em uma avaliação diagnóstica e prognóstica.


REFERÊNCIA SBIBLIOGRÁFICAS


FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 9 ed. São Paulo: Cortez, 1985.


Freire, Paulo Régis Neves. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.


LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. Cortez Editora, São Paulo, 2005, 21ª reimpressão, 183 páginas.O livro foi escrito para compor a Coleção Magistério do 2º Grau, da Cortez Editora


REGO, Lúcia Lins Browne. A alfabetização numa perspectiva construtivista. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1993.


ZACHARIAS, Vera Lúcia Camara F. Ler não é decifrar, escrever não é copiar. Publicado em 20/07/2004. Site: http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/biografia_emiliaferreiro.htm acesso em 08 de junho de 2008.

EDUCAÇÃO CIDADÃ: UMA NECESSIDADE CONTEMPORÂNEA


EDUCAÇÃO CIDADÃ: UMA NECESSIDADE CONTEMPORÂNEA
                                                                                FERRIERA, Ana Paula Martini
                                                                     MOREIRA, Gisele dos Santos.
                                                                                  MANN, Marcilene Andrea Pastorini
NEVES, Maria Júlia
                                                                             DAMASCENO Taiza Antonia Candido.
                                                             

Pode-se dizer que cidadania é um trabalho que tem como desafio o estudo das questões sociais, com ênfase à Ética e Cidadania ativa, em um contexto social real que pode propiciar o desenvolvimento de atitudes e competências no entendimento do presente para uma projeção futura educacional que atenda, principalmente, aos estudantes do Ensino Médio, com o foco voltado para o entendimento da necessidade da Educação do cidadão em nossa sociedade. Tem como objetivo a realização de estudos que tragam a reflexão sobre o assunto a partir de princípios já existentes, estabelecendo relações e hierarquias entre esses valores no atual contexto social.
Desta forma, é necessário repensar direitos e deveres dentro da atual sociedade, pelo fato de que educar-se sobre o assunto é preciso e urgente, e por que não poderia ser considerado a escola como um meio de melhor informar sobre o assunto, que é atual e de relevância para todos. Considera-se de que o homem adquire experiências no contexto que se está inserido, então, que este tenha um bom contexto para que possa atuar melhor na sociedade, assim, o Projeto traz uma idéia inovadora de aprendizagem, assegurada pelos PCNs quando defende o Tema Transversal “Ética e Cidadania” e, pela atual prática inovadora de ensino-aprendizagem que se apresenta no nosso dia-a-dia.
Sabe-se que com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Outro exemplo: até pouco tempo atrás, as mulheres eram consideradas seres inferiores aos homens, e, portanto, não merecedoras de direitos iguais (deviam obedecer aos seus maridos). Outro exemplo, ainda na Idade Média, a tortura era considerada prática legítima, seja para a extorsão de confissões, seja como castigo.
Nesta contemporaneidade, tal prática indigna a maioria das pessoas e é considerada imoral. Portanto, a moralidade humana deve ser enfocada no contexto histórico e social. Por consequência, um currículo escolar que leve em conta a Educação Cidadã como conteúdo importante, isto podendo ser trabalhado dentro do Tema Transversal “Cidadania”, considerando a ética, que pede uma reflexão sobre a sociedade contemporânea, na qual está inserida a escola; no caso, o Brasil do século XXI, se faz necessário.
Portanto, tal reflexão poderia ser feita de maneira antropológica e sociológica: conhecer a diversidade de valores presentes na sociedade brasileira. No entanto, por se tratar de uma referência curricular nacional que objetiva o exercício da cidadania, é imperativo a remissão à referência nacional brasileira: a Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988. Nela, encontram-se elementos que identifica questões morais. Por exemplo, o art.1º traz, entre outros, a dignidade da pessoa humana, com a idéia de que todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno que corresponde a um valor moral. Segundo esse valor, a pergunta de como agir perante os outros recebe uma resposta precisa: agir sempre de modo a respeitar a dignidade, sem humilhações ou discriminações em relação a sexo ou etnia.
Assim, tais valores representam base para escolha de conteúdos do tema, porém, devem ser enfatizados o que pode ser chamado de “núcleo” moral de uma sociedade, ou seja, valores eleitos como necessários ao convívio entre os membros de uma sociedade; o respeito justamente ao caráter democrático da sociedade brasileira; ao que se refere ao caráter abstrato dos valores. Ética trata de princípios e não de mandamentos, supõe que o homem deva ser justo, vivendo direitos e deveres plenamente.
Mas, será que cabe à escola empenhar-se nesta formação? Na história educacional brasileira, a resposta foi, em várias épocas, positiva. Porém, o fato de, historicamente, verificar-se a presença da preocupação com a formação moral do aluno ainda não é argumento bastante forte, porém a informação não deve a lê ser negada.
Mesmo reconhecendo tratar-se de uma questão polêmica, a resposta dada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais é afirmativa: cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos (PCN, 2001). De fato, alguns poderão pensar que a escola, por várias razões, nunca será capaz de dar uma formação moral aceitável, isto, incluindo a educação do cidadão e, portanto, deve abster-se desta empreitada. Outros poderão responder que o objetivo da escola é de ensinar conhecimentos acumulados pela humanidade e não preocupar-se com uma formação mais ampla de seus alunos. Outros ainda, apesar de simpáticos à idéia de uma educação moral, poderão permanecer desconfiados ao lembrar a malfadada tentativa de se implantar aulas de Moral e Cívica no currículo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BARUFFI, Helder. Metodologia da Pesquisa: Manual para a elaboração da monografia. 3. ed. rev. e atual. Dourados: HB edit, 2002.

Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais/Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: A Secretaria, 2001.

QUEIROZ, Tânia Dias. Pedagogia de projetos interdisciplinares. São Paulo: Rideel, 2001. MOREIRA, Gisele dos Santos.

UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO SUSTENTÁVEL


UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO SUSTENTÁVEL
                                                                FERREIRA, Ana Paula Martini.
                                                              MOREIRA, Gisele dos Santos.
                                                                       MANN, Marcilene Andréa Pastorini.
                                                                                   NEVES, Maria Júlia.
                                                                          DAMASCENO, Taiza Antonia Candido.
                                                       


Este artigo tem por objetivo refletir sobre a educação Ambiental como forma de entendimento da necessidade do contexto sustentável. Neste sentido, sabe-se que o Brasil está entre os maiores consumidores do mundo, tanto os de uso agrícola, como os domésticos (domissanitários), sendo que no início da década de 60, quando da imposição do governo brasileiro; o agricultor só conseguia financiamento bancário para sua plantação se comprasse o adubo e o agrotóxico. O que o governo pretendia com isso era seguir o modelo europeu para o combate a fome que se instalou no pós-guerra e que se intitulou “Revolução Verde”.
Ressalta-se que, hoje, enquanto alguns países, principalmente da Europa, tentam reverter o duro quadro de degradação ambiental e contaminação dos alimentos, no Brasil a situação se agrava a cada ano. Sabendo que a sustentabilidade é o caminho para sobrevivência do Planeta Terra e, que o desenvolvimento sustentável mostra que o homem tem que agir de maneira comunitária para que não comprometa o uso de recursos disponíveis e nem de futuras gerações. Assim, é importante repensar ações diárias no contexto da sustentabilidade como garantia de saúde ao trabalhador, para todos, refletindo assim, em saúde social. Este estudo pode contribuir como mais uma literatura disponível para que todos se sensibilizem quanto ao tema.
Para tanto, pode-se compreender o desenvolvimento sustentável como o acordo historicamente possível, naquele momento, entre dois grupos: os interessados em proteção ambiental e os preocupados em promover uma agenda de desenvolvimento social. Confrontando-se com os grandes interesses econômicos, eles buscavam encontrar uma solução integrada de duas crises simultâneas e que se reforçam mutuamente: a crise de desenvolvimento social global, e a crise ambiental global.
Nesta contemporaneidade, a expressão “desenvolvimento sustentável” vem sendo usada por muitos atores sociais, que lhe atribuem diversos significados diferentes, de acordo com seus interesses: é importante que cada um esclareça do quê está falando. Por isto, são cunhadas outras expressões que retiram a palavra desenvolvimento, como “sociedade sustentável”, “sustentabilidade social”, pelos motivos que veremos a seguir.
Segundo Szabo (2006), o termo sustentabilidade surge em um mundo de crescente pressão populacional, essa pressão populacional vem acompanhada por expansão da pobreza; aumento dos conflitos; aceleração das alterações climáticas; escassez crescente de alimentos, energia, água; aumento da poluição do ar, da água e do solo, pelas atividades industriais, urbanas e agrícolas; contínua destruição da camada de ozônio; aumento do gás carbônico atmosférico; redução da biodiversidade.
Faz-se necessário o planejamento para que se tenha sustentabilidade, pois o planejamento é uma atividade que envolve a intenção de estabelecer condições favoráveis para alcançar objetivos propostos. Ele tem por objetivo o aprovisionamento de facilidades e serviços para que uma comunidade atenda seus desejos e necessidades ou, então, o desenvolvimento de estratégias que permitam a uma organização comercial visualizar oportunidades de lucro em determinados segmentos do mercado (HARRY & SPINK, Apud RUSCHMANN, 1999, p. 83).
Entende-se que o planejamento é um trabalho direcionado a alcançar os resultados pretendidos, e se bem elaborado, consegue solucionar e até evitara com eficiência os problemas. Durante o processo deve ser levado em consideração o bem estar da população residente e dos turistas, além da proteção e conservação do patrimônio natural (MARQUES, Apud RUSCHMANN, 2001).
Para Ruschmann (1999, p. 86):
[...] planejar é desenvolver os espaços e as atividades que atendam aos anseios das populações locais e dos turistas constitui as metas dos poderes públicos que, para implantá-los, vêem-se diante de dois objetivos conflitantes: o primeiro, que é o de prover oportunidade e acesso às experiências recepcionais ao maior número de pessoas possível, contrapões-se segundo, de proteger e evitar a descaracterização dos locais privilegiados pela natureza e do patrimônio cultural das comunidades.

Isto porque o planejamento é uma atividade, não é algo estático, é um devir, um acontecer de muitos fatores concomitantes, que têm de ser coordenados para alcançar um objetivo que está em outro tempo. Sendo um processo dinâmico, é licita a permanente revisão, a correção de rumo, pois exige um repensar constante, mesmo após a concretização dos objetivos.
Desta forma, é importante entender que é a ciência e a arte dedicadas à antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de fatores e riscos ambientais originados nos postos de trabalho e que podem causar enfermidade, prejuízos para a saúde ou bem-estar dos trabalhadores também tendo em vista o possível impacto nas comunidades vizinhas e no meio ambiente em geral, logo, deve-se garantir o não prejuízo da saúde humana contextualizada no ambiente em que está inserida.
Portanto, deve-se atuar nesse espaço, trazendo informações acerca da saúde ambiental e, consequentemente, humana. As atividades educativas sobre a saúde ambiental devem seguir os eixos da Promoção da Saúde descritos na Carta de Otawa (2001), permitindo o desenvolvimento de habilidades pessoais para fortalecer o reforço da ação comunitária numa articulação coletiva e rever a formulação de políticas públicas para a criação de ambientes saudáveis e livres de poluição.
Assim, A maior virtude dessa abordagem é que, além da incorporação definitiva dos aspectos ecológicos no plano teórico, ela enfatiza a necessidade de inverter a tendência autodestrutiva dos processos de desenvolvimento no seu abuso contra a natureza (JACOBI, 1997).
Neste sentido, a necessidade de abordar o tema da complexidade ambiental decorre da percepção sobre o incipiente processo de reflexão acerca das práticas existentes e das múltiplas possibilidades de, ao pensar a realidade de modo complexo, defini-la como uma nova racionalidade e um espaço onde se articulam natureza, técnica e cultura.
Portanto, refletir sobre a complexidade ambiental abre uma estimulante oportunidade para compreender a gestação de novos atores sociais que se mobilizam para a apropriação da natureza, para um processo educativo articulado e compromissado com a sustentabilidade e a participação, apoiado numa lógica que privilegia o diálogo e a interdependência de diferentes áreas de saber faz parte da importância do entendimento quanto à responsabilidade do uso correto e consciente dos agrotóxicos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Ambiental: USP.


RUSCHANN, D. V. M. Turismo e planejamento sustentável: proteção ao meio ambiente. ed. 7. Campinas: SP – Papirus, 1999.


SZABO, L. Arquitetura no caminho da Sustentabilidade. 2006. Disponível em: www.iniciativasolvin.com.br/home/ladislao.pdf Acesso em 03/06/11.

sábado, 10 de novembro de 2012

Projeto do Folclore em realizado em 2010





Centro Educação Infantil Professor Vergílio Lescano






Projeto: A importância das lendas, brincadeiras e danças do folclore na educação infantil.

Este projeto foi desenvolvido pelas professoras:

                                                                           Ana Paula Martini Ferreira
                                                                         Rosimeire Gonçalves Conceição
                                                                        Marcilene Andréia Pastorini
                                                                      Coordenadora: Marcela Marchioro
                                                                      Diretora: Maria Elizabete Elia F. Barbiere




        Prudêncio Thomaz- Distrito de Rio Brilhante -MS
                                      2010


Público alvo: Os alunos da Educação Infantil de dois anos a quatro anos do pré A e B e nível III.

Objetivo geral: Valorizar as manifestações culturais e populares.
Ampliar a linguagem oral, ritmo criatividade e prazer pelas cantigas de rodas, danças e lendas
Promover desenvolvimento da criança dentro ambiente com proposta lúdica.

Justificativa:

 A importância do saber popular, buscando ampliar o conhecimento sobre o folclore brasileiro através de roda de conversa com questionamento das diversas lendas brincadeiras, comidas típicas da região, danças, parlendas, trava língua músicas e adivinhações.

Desenvolvimento das atividades:
Colagem dos personagens do folclore (arte)
História contada sobre saci pererê, boitatá, cuca, yara, mula sem cabeça;
Quebra cabeça
Boneco articulado do Saci-Pererê
Dobradura do boitatá
Adivinhações;
Música e danças folclóricas
Máscara
Cantiga de roda e brincadeira
Comida típica
Roda de tererê

Metodologia
Durante três semanas os professores do CEI farão apresentação de cantiga de roda e brincadeira junto com os alunos.
Todas as atividades desenvolvidas no CEI serão de forma coletiva e individualmente com interação dos professores e alunos.
Contar histórias das lendas;
Falar característica típica dança música, comidas típicas;
Rodinha de conversa sobre o que é folclore, o que eles mais gostaram e o que eles não gostaram;
Adivinhações com os alunos;
Parlendas e versos;
Montagem do quebra cabeça;
Boneco articulado do Saci-Pererê.
Exposições dos trabalhos
Apresentações dos alunos no final do projeto com dança e versos;


Recursos: cartolina, giz de cera, EVA, areia colorida, papel crepom, erva tererê, caixa de papelão, e lã, tinta guache cola brilho e cola cascorex, aparelho de som, maquina fotográfica.


Referências bibliográfica
Coisas do Folclore
   Autor: Albissu,Nelson
   Editora: Cortez
BRAGA,  Márcia Maria Villanacci; SANTOS, Robson Alves dos Santos, Folclore e Compainha. São Paulo: Editora – Rideel.1ª Edição.

Lendas e Fábulas do Folclore Brasileiro - volumes 1, 2 e 3   Autor: Carrasco, Walcyr
   Editora: Manole

Projeto Conhecendo os animais realizado em 2010

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSOR VERGILIO




Projeto: Conhecendo os animais


Este projeto foi realizado pelas professoras:
                     Ana Paula Martini Ferreira
                             Rosimeire Gonçalves Conceição
                     Marcilene Andrea Pastorini
                                                          Coordenadora: Marcela Marchioro
                                                          Diretora: Maria Elizabete Elias Fraga Barbiere





Prudêncio Thomaz– Distrito de Rio Brilhante-MS
2010
PROJETO: Conhecendo os animais

Público alvo:
Alunos da Educação Infantil de 3 a 4 anos
Justificativa:
Este projeto visa orientar os alunos despertando a curiosidade a conhecer a vida dos animais e sua importância para o meio ambiente e a preocupação com sua preservação no planeta terra.
Objetivo:
Reconhecer os animais e suas características
Respeitar e proteger os animais.
Identificar diferentes espécies de animais
Desenvolve a atenção e o raciocínio lógico e a concentração.

Objetivos específicos:
 Distinguir forma e tamanho dos animais.
Desenvolver a criatividade desenvolvimento lógico, expressão oral, corporal e a coordenação motora.
Desenvolvimento:
-Atividade de coordenação motora
-Recorte e colagem
-Passeio na chácara
-Arte
-Dobradura
-História sobre animais DVD os três porquinhos e um bebê
-Atividade de matemática
-Gincana dos animais
 -Corrida do sapo
-Estátua dos animais
-Fantoches com figuras de animais
-Dramatização
-Mural dos animais
-Exposição dos trabalhos

Metodologia:
Roda de conversa sobre o passeio na chácara.
Recorte e colagem classificando os animais fazendo questionamento sobre a vida dos animais onde vive e falando da característica dos animais.
Pintura com tinta guache utilizando bandeja de papelão cada aluno pintando uma parte de cada animal e depois montar o mesmo.
Montar figura geométrica sobre animais.
Contar de historia sobre o cachorro PUPI.
Brincadeira envolvendo as outras salas de aula pré A e Pré B e o nível III e música
Dobradura com sapinho os alunos pintou com tinta guache e o ratinho com giz de cera.
Colagem coletiva colando lã no cachorro de dobradura.
Arte na bandeja de papelão coletiva pintando com tinta guache e colando e EVA
DVD sobre os animais Madagascar.
Exposições dos trabalhos realizadas pelos os alunos do CEI.
Referências bibliográficas:
B823p Brasil. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente,
Saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília:
128p.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação Geral de Educação Ambiental. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação
Ambiental. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA. 3.ed. Brasília: MEC/MMA, 2005.102 p

Projeto Identidade negra realizado em 2010


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Curso de Extensão Educação para as Relações Etnicorraciais-UFMS/SECAD e UAB
                                                            
Este projeto foi realizado no Centro de Educação Infantil Professor Vergilo Lescano
Proponentes: Rosimeire Gonçalves Conceição
                      Ana Paula Martini Ferreira
                      Marcilene Andréa Pastorini Mann
Coordenadora: Marcela Marchioro
 Diretora: Maria Elizabete Elias Fraga Barbieri

Tutora: Leisa Robles Borba da Silva e Kátia Andréa Silva da Costa
Seqüência Didática

Tema: Despertar a Identidade negra

Público Alvo: Educação Infantil

Número de aulas: 4 aulas


Objetivos:
 Conforme a lei n.10.639/03, normatizando os valores básicos para a consciência da Étnico-Racial que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro e a si mesmo e para que compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática.
Possibilitando que todas as crianças sejam iguais, independentemente da cor da pele e que tenham os mesmos direitos e oportunidades.

Conteúdos:
-Contar história sobre a Menina bonita do laço de fita;
-Dramatização com fantoche (Menina bonita do laço de fita);
-filme Menina bonita do laço de fita;
-Dança com a música Escravo de Jô;
-Brincadeiras com a música modificada (Amigos de Jô).


Metodologia:
-Livro Menina bonita do laço de fita da Autora Ana Maria Machado;
-Fantoche dos personagens da história Menina bonita do laço de fita feitos de E.V.A;
-DVD Menina bonita do laço de fita;
-Dança com a música Amigos de Jô, utilizando o som;
-Brincadeiras Amigos de Jô com bamboles.


Estratégias didáticas:
História da Menina bonita do laço de fita.
Organizaremos as crianças em circulo e uma das professoras contara a história, em seguida serão mostradas as figuras e desenhos do livro, fazendo questionamento em relação à história, explicando sobre o preconceito de cor e pele.
Dramatização da história da Menina bonita do laço de fita.
Juntaremos todas as salas, as crianças ficarão de frente a casa de fantoche para assistirem à apresentação das professoras. Depois que as crianças ouviram a história, passaremos o filme da Menina bonita do laço de fita, dramatizando as cenas.

Dança Escravo de Jô.
Todas as crianças ficarão em circulo para dançarem, as professoras mostrarão como se deve dançar, batendo palmas e seguindo o ritmo da música, onde cada um será orientado em cada passo que deve fazer até aprender.

Brincadeira com a música Amigos de Jô.
N. de participantes: Pode ser jogado até quantos o espaço permitir.
Descrição: Cada participante ocupa um bambole.
A música tradicional dos Escravos de Jô é cantada com algumas modificações.

Amigos de Jô jogavam caxangá.
Tira, põe, deixa ficar, festeiros com festeiros.
Fazem zigue, zigue, zá.    (2x)

As crianças fazem um círculo, o grupo vai fazendo uma coreografia ao mesmo tempo em que canta a música. A cadência das passadas é marcada pelas letras maiúsculas na música.
“Amigos de Jô” jogavam caxangá: são 4 passos simples em que cada um vai pulando nos círculos que estão a sua frente.
“Tira”: pula-se para o lado de fora do círculo.
“Põe”: volta-se para o circulo
“Deixa ficar”: permanece no círculo, agitando os braços erguidos.
 “Festeiros com festeiros”: 2 passos para frente nos círculos  
“Fazem zigue, zigue, zá”: começando com o primeiro passo a frente, o segundo voltando e o terceiro novamente para frente.
Quando o grupo já estiver sincronizando o seu ritmo, o (a)  focalizador (a) pode propor que o os participantes joguem em pares. Neste caso, o número de círculos no chão deve ser igual à metade do número de participantes, as pessoas ocupam um círculo, um para cada lado e sem soltar as mãos.
Este jogo dança é uma gostosa brincadeira, que exige certa concentração do grupo para perceber qual é o ritmo a ser adotado. É prudente começar mais devagar e se o grupo for respondendo bem ao desafio, sugere o aumento da velocidade.

Avaliação:
Durante a execução do projeto, as crianças foram avaliadas de uma forma observatória, coletiva e individual, demonstrando interesse pelas atividades propostas.
Que através do mesmo possa contribuir na construção de uma postura de tolerância e respeito, que as crianças possam ter outra visão da realidade atual.


Descrição do passo a passo:

1° Momento
Duração: 3 horas
Data: 09/11/2010
Local: C.E.I Professor Vergílio Lescano.
Material necessário: folhas, lápis, caneta, borracha e computador para pesquisar.

Discutiremos sobre o tema proposto, pediremos autorização da direção e coordenação para realizar esse projeto.

2º Momento
Duração: 45 minutos
Data: 16/11/2010
Local: C.E.I Professor Vergílio Lescano
Material necessário: livro da Autora Ana Maria Machado
Organizaremos as três salas juntos, Pré A, Pré B e o Nível 3 para contar a história da Menina bonita do laço de fita.

3º Momento
Duração: 45 minutos
Data: 17/11/2010
Local: C.E.I Professor Vergílio Lescano
Material necessário: fantoche e DVD 
Apresentação da história da Menina bonita do laço de fita com fantoche.
Será passado o filme da história da Menina bonita do laço de fita.

4º Momento
Duração: 45 minutos
Data: 18/11/2010
Local: C.E.I Professor Vergílio Lescano.
Material necessário: bambolê
Realizaremos a dança Escravo de Jô e a brincadeira Amigos de Jô.
Referências Bibliográficas
BRASIL. Resolução No. 1, de 17 de junho de 2004, do CNE/MEC,
que “institui Diretrizes Curriculares  Nacionais para a Educação das
Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro