quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PROJETO AS PROFISSÕES.

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSOR VERGILIO LESCANO.
DISTRITO DE PRUDÊNCIO THOMAZ.
 
PROJETO: AS PROFISSÕES
Este projeto foi realizado pelas professoras:
Ana Paula Martini Ferreira
Taiza Antonia Candido Damasceno
Kátia Gomes Zenatte
Sandra Tatiana Selzler
Coordenadora: Marcilene Andrea Pastorini Mann
Diretora: Maria Elizabete Fraga Barbiere

Distrito de Prudêncio Thomaz-MS
                      

Projeto: Profissões

Duração: 20 dias.

Público Alvo: Alunos da Educação Infantil

 Problemática:
A importância das profissões para nossa sociedade.

 Introdução:
A criança desde muito cedo apresentam grande interesse pela vida do adulto, e desse modo que as profissões aparecem com frequência em suas brincadeiras do faz de conta. Enquanto as crianças brincam, elaboram e reelaboram as profissões colocando no lugar dos pais ou do professor. Em razão desse interesse, está unidade do CEI PVL dedica ao estudo das profissões e sua importância para nossa sociedade.
Explorar esse tema dentro do ambiente escolar foi muito importante porque possibilita ampliar o conhecimento dos alunos com relação às diversas profissões e também colaboram para que toda desenvolva atitudes de respeito e cooperação com as pessoas em suas diferentes funções.





Justificativa:
Segundo os parâmetros curriculares da educação infantil valoriza o tema transversal a partir desde principio as crianças valoriza e respeito às diversas profissões do nosso município e distrito de Prudêncio Thomaz. O tema profissões busca propor discute entre as crianças conhecendo as profissões dos próprios pais e dos demais colegas. Com esse pressuposto a serem estudados as crianças passará a conhecer o perfil dos profissionais do nosso município e as diversidades de profissões e suas contribuições para nossas sociedades, favorecendo a construção da identidade pessoal e familiar construindo uma perceptiva de projeto de vida.

Objetivo Geral:
 Mostrar às crianças as diversas profissões e sua importância para a sociedade, despertando a curiosidades das crianças com em relação às profissões dos seus pais e seus colegas através das profissões valorizarem e respeitar as demais profissões e também desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral e a corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual da criança.

Objetivos Específicos:
Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões.
Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Desfazer qualquer forma de preconceito que possam existir sobre as profissões, etnias e gênero.



                                                                                                                                
Desenvolvimento do projeto:
 A criação de murais historia das profissões, textos, jogos, ilustrações e passeio
trabalho coletivo de recorte e colagem sobre as profissões.
Pião de rodeio
Professor
Médico e Enfermeiro
Agente
Carteiro
Motorista
Padeiro
Dentista
Bombeiro
Soldado
Costureira
Cozinheiro
Cabeleireiro,
Músico
Policial


Metodologia:
Durante o desenvolvimento do projeto foi pensado o tema profissões na Educação Infantil, como irão ser desenvolvidas atividades sobre as profissões que cada sala iriam fazer para poder cada apresentar para os alunos do CEI e também falar sobre o desfile do nosso Município.
Para iniciar este trabalho o professor deverá antecipadamente recorrer a entrevistas para conhecer as profissões dos pais dos alunos e a partir das profissões descritas criarem um projeto que visa levar os alunos ao conhecimento das profissões que estão inseridas no seu próprio cotidiano e dos seus colegas.
Cada dia o professor do CEI apresentará uma das profissões levando para a roda gravuras, músicas e textos sobre as mesmas explorando principalmente o conhecimento prévio das crianças. Durante a roda de conversa vamos falar sobre o desfile onde os alunos do CEI irão desfilar no aniversário da cidade, falando das profissões que tem no nosso município e também será elaborado um álbum com várias figurinhas ilustradas sobre profissões. Faremos passeio para conhecer algumas profissões levando os alunos no posto de saúde e a escola de música e ao posto policial e na escola Criança Esperança III e também conhecer algumas profissões do CEI.


Materiais utilizados:
Livros, revistas para pesquisas e internet folha de cartolina, lápis de cor, tinta guache e pincel e EVA.
Conteúdo: profissões e sua importância para nossa sociedade.
Avaliação: participação coletiva e individual de cada aluno pelas atividades desenvolvidas no CEIII

Referência Bibliográfica:
Martins fontes, São Paulo, 1988.
Ferreiro, Emilia e TeberosKY, Ana.  Psicogênese da língua escrita.
Ed. Artmed, Porto Alegre, 1999.
Helm, J.H.  Beneke.S. O poder dos Projetos: Novas estratégias e soluções para a Educação Infantil. Porto Alegre; Artmed,2005.
Brasil. Ministério da Educação e do Disposta. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial curricular nacional para educação Infantil /Minstério de Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.  _ Brasília: MEC/SEF.  1998
Volume 1: Introdução: volume 2: Formação pessoal e social: volume 3 conhecimento de mundo.
1.      Educação infantil. 2. Criança em idade pré  escolar. I.  Título.
                                                                                                CDU 372.3
Projeto executado
O projeto foi desenvolvido no Centro Educação Infantil Professor Vergílio Lescano em Prudêncio Thomaz com os alunos de dois a quatro anos, com inicio em Agosto a término no dia 20 de setembro. O objetivo desse projeto foi que possibilitassem um aprofundamento maior no desenvolvimento e entendimento das crianças que pudessem ver outro de outra forma e também conscientizá-la da importância das atitudes, posturas e valores de várias profissões, preparando as crianças no sentido de respeitar e aceitar as diferencia.
Observamos diariamente os alunos durante a execução do projeto, foi possível constatar que as crianças tiveram uma excelente participação nas atividades desenvolvida e demonstrarão interesse despertando a curiosidade, foram feitos alguns questionamentos com relações as atividades desenvolvidas, todas as crianças queriam  dar sua opiniões tendo um ótimo aprendizado em todos os momento do projeto. Nesses dias foram trabalhadas diversas atividades, recorte e colagem,  jogos e figuras ilustradas de várias profissões.  Os alunos do CEI no desfile do município representaram as profissões.
 Durante o projeto ouvem muitas conversas com as crianças com respeito às profissões, que eles iriam apresentar no aniversário do nosso município.
Os alunos do CEI participaram ativamente das atividades proposta no projeto e na rodinha de conversa identificaram vários tipos de profissões e compreenderam a importância delas para nossa sociedade. Em todas as atividades, os alunos apresentaram autonomia e ajudaram os coleguinhas.
As crianças gostaram de visitar alguns dos nossos profissionais do Distrito de Prudêncio Thomaz, fizeram várias pergunta ficaram muitos curiosos com as profissões de cada um deles.



3 comentários:

  1. Para um blog escolar contém muitos erros de ortografia e concordância... seria bom ficar mais atento! #ficaadica

    ResponderExcluir