quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Projeto Alimentação 2012

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFESSOR VERGILIO

Projeto Alimentação






  




Este projeto executado pelas professoras:
 Ana Paula Martini Ferreira
 Sandra Tatiana  Selzler
Taiza Antonia Candido Damasceno
 Ana Marcia Gallina Fantone Gusoni
Marcilene Andrea Pastorini Mann
Diretora: Maria Elizabete Elias Fraga Barbieri




Prudêncio Thomaz – Distrito de Rio Brilhante - MS
2012
Tema
A importância da alimentação na Educação Infantil

Público alvo
Alunos da educação infantil dos 2 anos aos 4 anos.

Período de execução:
Março à Abril de 2012





                                                             Introdução:                  

Este projeto visa orientar sobre a importancia de uma boa alimentação balanceada e atividades físicas,  estão inseridas no  estilo de vida saudável.
Promevendo  a construção do conhecimento crítico e estimulando a viver uma vida mais saudável hoje e no futuro.
Segundo os PCNS recomenda-se que organizar os lanches e/ou demais  de forma que as crianças possam  vivenciá-las atraves de prática sociais em torno da alimentação, sempre permeada pelo prazer e pela afetividade, permitindo que as crianças que conversem entre si (5






Justificativa:
Na correria do dia-a-dia, muitos pais não tem tempo de propor aos filhos, uma alimentação regrada com os nutrientes necessários para suprir suas necessidades diárias de vitaminas, proteínas e sais minerais, estes são elementos fundamentais para o bom desempenho das funções orgânicas da criança nesta fase, em que ela precisa armazenar energia e se manter ativa para  evitar possíveis doenças. Entre outros argumentos existem também as questões financeiras destas famílias, onde muitas famílias vivem em grande precariedade alimentar, podendo o oferecer só o básico da alimentação. E muitos não têm informações sobre como alimentar seu filho corretamente. Visto que em algumas vezes a Instituição recebe crianças com baixo peso e que muitas vezes desconhecem o gosto de alimentos como frutas verduras e legumes.

Na Educação Infantil é importante priorizar a alimentação de uma forma prazerosa. E é através deste projeto que visamos conscientizar as crianças a importância de termos uma alimentação correta para termos uma vida saudável.






Objetivo Geral:
 Conscientizar as crianças sobre a importância de uma alimentação balanceada e diversificada, para que tenham uma vida saudável, desenvolvendo a linguagem oral, atenção e a concentração.





Objetivo Específico

Estimular os bons hábitos alimentares, ressaltando a importância de uma boa alimentação balanceada.
Identificar e diferenciar frutas, verduras e legumes.
Explorar a criatividade, atenção e concentração de cada criança.








Conteúdos envolvidos

A importância dos alimentos e sua função no nosso organismo.
Tipos de Alimentos: Frutas, verduras e legumes.
Origem dos alimentos: animal e vegetal
Leitura e interpretação oral
Nome dos alimentos: a escrita de maneira lúdica identificando no nome das frutas as letras que eles já conhecem.
Releitura do desenho das frutas.
Identificar alimentos através da degustação e visualização do mesmo.
Coordenação motora fina e lateralidade.
Noções matemáticas envolvendo quantidades


Cronograma das atividades desenvolvidas.

 Etapa I (02 semanas)
- Conversa formal sobre a importância dos alimentos em nossa vida
- Análise dos conhecimentos prévios, ou seja, conhecimentos que as crianças já trazem conseguem sobre sua alimentação em casa.

 Etapa II (03 semanas)
- Recorte e colagem coletiva.   
- Experiência do feijãozinho usando copinhos.                      
- Quebra cabeça das frutas
- Textura e alinhavo
- Pintura
- Molde vazado.              
- Historinha do feijão.
- DVD do nosso amiguinho sobre alimentação.
- Música.
- Brincadeira corrida das frutas.
- Dança da maçã
- Jogo da memória das frutas e alimentos.

 Etapa III (03 semanas)
- Passeio.
- Receita.
- Quantidade e forma.
- Observação e degustação de frutas variadas, cor, forma, sabor de cada um.
- Teatro das frutas.
- Exposições dos trabalhos.
- Painel com a receita.



Recurso Utilizado:
Aparelho de som
DVD
Cola e papel manilha
Eva e tinta guache
Lápis de cor
Copinho descartável e feijão.

Procedimento:
 Roda de conversa com os alunos do CEI falando da importância das frutas e legumes para nossa saúde.
 Recorte e colagem com os alunos pesquisando em livros e revistas. Fazer experiência com as crianças para todas observe as etapas do desenvolvimento do feijãozinho nos copinhos, cada criança ficará encarregada de cuidar de seu feijãozinho.
 Passeio com os alunos para conhecer algumas árvores frutíferas e visita a horta da Criança Esperança III.
Ler a receita colocada no mural para todas as crianças que se juntarão no varandão para ver as tias prepararem a receita e os ingredientes.
 Questionamento sobre os alimentos que foram utilizados para prepararem a receita. No final os trabalhos vão ser expostos no painel e também será divulgado no Blog do CEI Professor Vergílio Lescano.




                                          Avaliação

 Durante a execução do Projeto Alimentação, procuramos avaliar o envolvimento de todas as crianças da Instituição; seja de maneira coletiva ou individual. E através desta participação contínua de todos os envolvidos podemos avaliar o quanto este projeto foi importante para a vida e de nossos alunos. Foi notório para todos da comunidade escolar, os olhinhos das crianças brilhavam de alegria quando se falava dos alimentos tudo isso nos proporcionou a grata satisfação de dever cumprido, pois eles puderam aprender de maneira lúdica e prazerosa, pois uma criança bem alimentada tem condições de se desenvolver plenamente dentro de suas especificidades, e que as crianças  possam levar para seu ambiente familiar este aprendizado que foi muito valioso

Referências Bibliográficas:
BRASIL, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação.Secretaria da Educação Básica. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis a educação.Brasília: MEC, SEB, 2006. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfpolit2006.pdf> Acesso em: 22 de abril de 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil. Brasília DF, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf> Acesso em 22 de abril de 2007.
VITÓRIA, Maria Inês Corte. Educar e Cuidar: Práticas complementares essencia

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