sábado, 10 de novembro de 2012

Projeto Identidade negra realizado em 2010


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Curso de Extensão Educação para as Relações Etnicorraciais-UFMS/SECAD e UAB
                                                            
Este projeto foi realizado no Centro de Educação Infantil Professor Vergilo Lescano
Proponentes: Rosimeire Gonçalves Conceição
                      Ana Paula Martini Ferreira
                      Marcilene Andréa Pastorini Mann
Coordenadora: Marcela Marchioro
 Diretora: Maria Elizabete Elias Fraga Barbieri

Tutora: Leisa Robles Borba da Silva e Kátia Andréa Silva da Costa
Seqüência Didática

Tema: Despertar a Identidade negra

Público Alvo: Educação Infantil

Número de aulas: 4 aulas


Objetivos:
 Conforme a lei n.10.639/03, normatizando os valores básicos para a consciência da Étnico-Racial que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro e a si mesmo e para que compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática.
Possibilitando que todas as crianças sejam iguais, independentemente da cor da pele e que tenham os mesmos direitos e oportunidades.

Conteúdos:
-Contar história sobre a Menina bonita do laço de fita;
-Dramatização com fantoche (Menina bonita do laço de fita);
-filme Menina bonita do laço de fita;
-Dança com a música Escravo de Jô;
-Brincadeiras com a música modificada (Amigos de Jô).


Metodologia:
-Livro Menina bonita do laço de fita da Autora Ana Maria Machado;
-Fantoche dos personagens da história Menina bonita do laço de fita feitos de E.V.A;
-DVD Menina bonita do laço de fita;
-Dança com a música Amigos de Jô, utilizando o som;
-Brincadeiras Amigos de Jô com bamboles.


Estratégias didáticas:
História da Menina bonita do laço de fita.
Organizaremos as crianças em circulo e uma das professoras contara a história, em seguida serão mostradas as figuras e desenhos do livro, fazendo questionamento em relação à história, explicando sobre o preconceito de cor e pele.
Dramatização da história da Menina bonita do laço de fita.
Juntaremos todas as salas, as crianças ficarão de frente a casa de fantoche para assistirem à apresentação das professoras. Depois que as crianças ouviram a história, passaremos o filme da Menina bonita do laço de fita, dramatizando as cenas.

Dança Escravo de Jô.
Todas as crianças ficarão em circulo para dançarem, as professoras mostrarão como se deve dançar, batendo palmas e seguindo o ritmo da música, onde cada um será orientado em cada passo que deve fazer até aprender.

Brincadeira com a música Amigos de Jô.
N. de participantes: Pode ser jogado até quantos o espaço permitir.
Descrição: Cada participante ocupa um bambole.
A música tradicional dos Escravos de Jô é cantada com algumas modificações.

Amigos de Jô jogavam caxangá.
Tira, põe, deixa ficar, festeiros com festeiros.
Fazem zigue, zigue, zá.    (2x)

As crianças fazem um círculo, o grupo vai fazendo uma coreografia ao mesmo tempo em que canta a música. A cadência das passadas é marcada pelas letras maiúsculas na música.
“Amigos de Jô” jogavam caxangá: são 4 passos simples em que cada um vai pulando nos círculos que estão a sua frente.
“Tira”: pula-se para o lado de fora do círculo.
“Põe”: volta-se para o circulo
“Deixa ficar”: permanece no círculo, agitando os braços erguidos.
 “Festeiros com festeiros”: 2 passos para frente nos círculos  
“Fazem zigue, zigue, zá”: começando com o primeiro passo a frente, o segundo voltando e o terceiro novamente para frente.
Quando o grupo já estiver sincronizando o seu ritmo, o (a)  focalizador (a) pode propor que o os participantes joguem em pares. Neste caso, o número de círculos no chão deve ser igual à metade do número de participantes, as pessoas ocupam um círculo, um para cada lado e sem soltar as mãos.
Este jogo dança é uma gostosa brincadeira, que exige certa concentração do grupo para perceber qual é o ritmo a ser adotado. É prudente começar mais devagar e se o grupo for respondendo bem ao desafio, sugere o aumento da velocidade.

Avaliação:
Durante a execução do projeto, as crianças foram avaliadas de uma forma observatória, coletiva e individual, demonstrando interesse pelas atividades propostas.
Que através do mesmo possa contribuir na construção de uma postura de tolerância e respeito, que as crianças possam ter outra visão da realidade atual.


Descrição do passo a passo:

1° Momento
Duração: 3 horas
Data: 09/11/2010
Local: C.E.I Professor Vergílio Lescano.
Material necessário: folhas, lápis, caneta, borracha e computador para pesquisar.

Discutiremos sobre o tema proposto, pediremos autorização da direção e coordenação para realizar esse projeto.

2º Momento
Duração: 45 minutos
Data: 16/11/2010
Local: C.E.I Professor Vergílio Lescano
Material necessário: livro da Autora Ana Maria Machado
Organizaremos as três salas juntos, Pré A, Pré B e o Nível 3 para contar a história da Menina bonita do laço de fita.

3º Momento
Duração: 45 minutos
Data: 17/11/2010
Local: C.E.I Professor Vergílio Lescano
Material necessário: fantoche e DVD 
Apresentação da história da Menina bonita do laço de fita com fantoche.
Será passado o filme da história da Menina bonita do laço de fita.

4º Momento
Duração: 45 minutos
Data: 18/11/2010
Local: C.E.I Professor Vergílio Lescano.
Material necessário: bambolê
Realizaremos a dança Escravo de Jô e a brincadeira Amigos de Jô.
Referências Bibliográficas
BRASIL. Resolução No. 1, de 17 de junho de 2004, do CNE/MEC,
que “institui Diretrizes Curriculares  Nacionais para a Educação das
Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro

Nenhum comentário:

Postar um comentário