Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Curso
de Extensão Educação para as Relações Etnicorraciais-UFMS/SECAD e UAB
Este projeto foi realizado no Centro de
Educação Infantil Professor Vergilo Lescano
Proponentes: Rosimeire Gonçalves Conceição
Ana Paula Martini Ferreira
Marcilene Andréa Pastorini Mann
Coordenadora: Marcela Marchioro
Diretora: Maria Elizabete Elias Fraga
Barbieri
Tutora: Leisa Robles Borba da Silva e Kátia Andréa Silva da
Costa
Seqüência
Didática
Tema: Despertar a Identidade negra
Público
Alvo: Educação Infantil
Número
de aulas: 4 aulas
Objetivos:
Conforme
a lei n.10.639/03, normatizando os valores básicos para a consciência da
Étnico-Racial que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro e a
si mesmo e para que compreendam, respeitem e valorizem a diversidade
sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática.
Possibilitando
que todas as crianças sejam iguais, independentemente da cor da pele e que
tenham os mesmos direitos e oportunidades.
Conteúdos:
-Contar
história sobre a Menina bonita do laço de fita;
-Dramatização
com fantoche (Menina bonita do laço de fita);
-filme
Menina bonita do laço de fita;
-Dança
com a música Escravo de Jô;
-Brincadeiras
com a música modificada (Amigos de Jô).
Metodologia:
-Livro
Menina bonita do laço de fita da Autora Ana Maria Machado;
-Fantoche
dos personagens da história Menina bonita do laço de fita feitos de E.V.A;
-DVD
Menina bonita do laço de fita;
-Dança
com a música Amigos de Jô, utilizando o som;
-Brincadeiras
Amigos de Jô com bamboles.
Estratégias
didáticas:
História
da Menina bonita do laço de fita.
Organizaremos
as crianças em circulo e uma das professoras contara a história, em seguida
serão mostradas as figuras e desenhos do livro, fazendo questionamento em
relação à história, explicando sobre o preconceito de cor e pele.
Dramatização
da história da Menina bonita do laço de fita.
Juntaremos
todas as salas, as crianças ficarão de frente a casa de fantoche para
assistirem à apresentação das professoras. Depois que as crianças ouviram a
história, passaremos o filme da Menina bonita do laço de fita, dramatizando as
cenas.
Dança
Escravo de Jô.
Todas
as crianças ficarão em circulo para dançarem, as professoras mostrarão como se
deve dançar, batendo palmas e seguindo o ritmo da música, onde cada um será
orientado em cada passo que deve fazer até aprender.
Brincadeira
com a música Amigos de Jô.
N. de
participantes: Pode ser jogado até quantos o espaço permitir.
Descrição:
Cada participante ocupa um bambole.
A
música tradicional dos Escravos de Jô é cantada com algumas modificações.
Amigos
de Jô jogavam caxangá.
Tira,
põe, deixa ficar, festeiros com festeiros.
Fazem
zigue, zigue, zá. (2x)
As
crianças fazem um círculo, o grupo vai fazendo uma coreografia ao mesmo tempo
em que canta a música. A cadência das passadas é marcada pelas letras
maiúsculas na música.
“Amigos
de Jô” jogavam caxangá: são 4 passos simples em que cada um vai pulando nos
círculos que estão a sua frente.
“Tira”:
pula-se para o lado de fora do círculo.
“Põe”:
volta-se para o circulo
“Deixa
ficar”: permanece no círculo, agitando os braços erguidos.
“Festeiros
com festeiros”: 2 passos para frente nos círculos
“Fazem
zigue, zigue, zá”: começando com o primeiro passo a frente, o segundo voltando
e o terceiro novamente para frente.
Quando
o grupo já estiver sincronizando o seu ritmo, o (a) focalizador (a) pode propor que o os
participantes joguem em pares. Neste caso, o número de círculos no chão deve
ser igual à metade do número de participantes, as pessoas ocupam um círculo, um
para cada lado e sem soltar as mãos.
Este
jogo dança é uma gostosa brincadeira, que exige certa concentração do grupo
para perceber qual é o ritmo a ser adotado. É prudente começar mais devagar e
se o grupo for respondendo bem ao desafio, sugere o aumento da velocidade.
Avaliação:
Durante
a execução do projeto, as crianças foram avaliadas de uma forma observatória,
coletiva e individual, demonstrando interesse pelas atividades propostas.
Que
através do mesmo possa contribuir na construção de uma postura de tolerância e
respeito, que as crianças possam ter outra visão da realidade atual.
Descrição
do passo a passo:
1°
Momento
Duração: 3 horas
Data: 09/11/2010
Local: C.E.I Professor Vergílio Lescano.
Material
necessário: folhas, lápis, caneta,
borracha e computador para pesquisar.
Discutiremos
sobre o tema proposto, pediremos autorização da direção e coordenação para
realizar esse projeto.
2º
Momento
Duração: 45 minutos
Data: 16/11/2010
Local: C.E.I Professor Vergílio Lescano
Material
necessário: livro da Autora Ana Maria
Machado
Organizaremos
as três salas juntos, Pré A, Pré B e o Nível 3 para contar a história da Menina
bonita do laço de fita.
3º
Momento
Duração: 45 minutos
Data: 17/11/2010
Local: C.E.I Professor Vergílio Lescano
Material
necessário: fantoche e DVD
Apresentação
da história da Menina bonita do laço de fita com fantoche.
Será
passado o filme da história da Menina bonita do laço de fita.
4º
Momento
Duração: 45 minutos
Data: 18/11/2010
Local: C.E.I Professor Vergílio Lescano.
Material
necessário: bambolê
Realizaremos
a dança Escravo de Jô e a brincadeira Amigos de Jô.
Referências Bibliográficas
BRASIL. Resolução No. 1, de 17 de junho de 2004, do
CNE/MEC,
que “institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das
Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e
Cultura Afro
Nenhum comentário:
Postar um comentário